Projeto Tamar 30 anos

Projeto Tamar Fernando de Noronha

Quem garante a segurança dessa reprodução são os profissionais do Projeto TAMAR (Programa Brasileiro de Conservação e Pesquisa das Tartarugas Marinhas) que está celebrando seu 30º aniversário com um grande evento chamado de “o dia da volta” e realizado em todas as 23 bases do Projeto no país, em nove Estados brasileiros, do Ceará a Santa Catarina. O Evento contou com bandas convidadas e a soltura simbólica do filhote 10 milhões, marca alcançada ao longo desta caminhada de recuperação da populações das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e que ainda se encontram ameaçadas de extinção.

No arquipélago de Fernando de Noronha, a soltura aconteceu na praia do Boldró, sob o céu nublado e o mar agitado. Houve uma ampla divulgação em toda a ilha, sendo convidadas autoridades locais, que receberam uma camiseta alusiva à marca dos 10 milhões. Mais de 100 filhotes foram soltos e chegaram ao mar em segurança. O público incluiu turistas, guias e moradores locais.

O arquipélago de Fernando de Noronha é sítio de reprodução da tartaruga-verde (Chelonia mydas), que utiliza as praias arenosas do lugar para desovar entre os meses de dezembro e julho. É também área de alimentação, crescimento e repouso para juvenis desta espécie e da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).

As praias de desova apresentam características propícias a um monitoramento diário, inclusive noturno nas áreas principais. A do Leão concentra 80% das ocorrências. As demais desovas acontecem ao longo do mar de dentro, entre as praias do Sancho e da Conceição. Cada estação reprodutiva, registra em média 100 desovas, gerando 8.900 filhotes da tartaruga verde.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s